fbpx

Administração de empresa familiar: 6 dicas essenciais

Se você está em busca do equilíbrio na administração de empresa familiar, então vale a pena conhecer as 6 dicas que separamos para te auxiliar em todo processo administrativo e contábil de sua empresa familiar.

6 dicas de administração de empresa familiar

Mas, antes de começarmos, não esqueça de se inscrever na nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo.

Lá você terá acesso a conteúdos e dicas exclusivas, gratuitamente, que serão enviadas toda semana para o seu email!

Inscreva-se na nossa Newsletter

1. Eleja alguém para ser o líder

É muito comum na administração de empresa familiar todos os membros liderarem. O que acontece  é que em grande parte dos casos, os integrantes entram no negócio com a mesma participação no capital, e isso faz pensar que cada um lidera.

Pensar dessa forma é colocar a empresa rumo ao fracasso. Entenda que dentro de uma organização não caberá tantas autoridades. Com base nisso, é imprescindível que eleja uma pessoa entre os  membros para ser o gestor da empresa.

Considere as qualidades que cada pessoa possui. Coloque como diferencial as que se destacam na técnica e na pessoalidade de um líder.

Feita a escolha, os demais membros deverão trabalhar para entender, na prática, a importância de se ter um líder dentro da organização. Será preciso respeitar essa pessoa que estiver na liderança.

2. Determine o que cada membro deverá fazer

Com um líder facilitará o trabalho de definição de atividades e responsabilidades. É importante que na administração familiar de uma empresa, exista de forma compreensiva a distribuição de tarefas.

Entenda que todos da família são importantes para o sucesso da empresa, e cada qual precisa ter em mente qual a sua real função, caso contrário virará um caos, ou seja, não haverá administração.

Determine os cargos e as funções que devem ser desempenhadas. Defina quem executar tais funções, ou seja, quem ocupará determinado cargo.

A ideia é criar um plano e colocar em papel os cargos que a empresa precisa e as tarefas  e responsabilidades necessárias para atingir o sucesso.

3. Faça um planejamento estratégico

O líder é a pessoa indicada para reunir todos os membros familiares da empresa e fazer um planejamento estratégico. Isso é um passo importantíssimo para o sucesso do negócio.

Neste planejamento você deverá estabelecer os objetivos e as metas para o alcance do que realmente se pretende com as atividades da empresa.

É preciso, ainda, estabelecer a missão, a visão e também os valores que a organização deverá persegui. Isso deve ser o foco do negócio. Todas as atividades devem ser criadas e conduzidas com base nessas informações.

4. Faça o alinhamento dos diversos interesses pessoais com o interesse empresarial

Numa organização familiar é muito provável cada membro pensar de sua própria forma , e isso pode dificultar as tomadas de decisão. Não é porque os membros são da família que tudo deverá ser feito com base no pensamento de cada um.

Entenda que neste mercado competitivo são os interesses empresariais que prevalecem. Saiba fazer o alinhamento dos distintos interesses de cada membro com o interesse da empresa.

Você deverá tomar como base o planejamento estratégico. Com ele define-se o norte da empresa ao estabelecer a missão, as metas, os objetivos para alcançá-los, além de estabelecer a visão e os valores da corporação familiar.

A ideia é deixar em segundo plano os interesses particulares e priorizar o que, de fato, é importante para fazer a empresa familiar se manter ativa e crescer neste mercado competitivo.

5. As tomadas de decisões devem ser racionais

Ao fazer a administração de empresa familiar, o líder deve tomar o cuidado para fazer a diferenciação entre emoções e racionalidade. As emoções geralmente tomam conta nas tomadas de decisões quando o líder considera os interesse pessoais dos membros da empresa.

É preciso que o líder, e demais membros, adquiram a experiência suficiente para saber definir quando as emoções devem agir e quando e como a racionalidade tomará o norte das decisões organizacionais.

Uma dica interessante para não fazer a mistura de ideias é tomar atitude quando já tiver passado um tempo em que a emoção já não está mais motivando suas ações..

Sabemos que quando algo acontece, o ser humano tem a tendência de resolver tudo ali no momento sob a ação forte da emoção.

Quando se tratar da empresa familiar, respire fundo antes de tomar decisão, assim você poderá conseguir um tempo para relembrar a missão, a visão e os valores da corporação. Dessa forma, tomará medidas acertadas com base no interesse da empresa.

6. Faça o planejamento financeiro

O planejamento e organização financeira é, certamente, um dos itens de mais importância na administração financeira. Aqui deve ficar acertado o salário de cada membro e organizar todas as finanças da empresa.

É imprescindível que tome conhecimento das possibilidades de redução de custos, tanto a funcionários como em relação aquisição de materiais.

Tenha em mente de utilizar sabiamente as reservas e os lucros que surgirem mensalmente. Esses fundos devem ser investidos, tato para gerar montantes cada vez mais positivos, como também para garantir nos momentos de apertos financeiros.

Contabilidade online para gestão empresarial

A Adapta Assessoria é uma empresa que disponibiliza serviços contábeis e financeiros com vistas a redução de custos, operacionalidade e desenvolvimento de empresa familiar. Portanto, se seu negócio é uma micro ou pequena empresa, certamente se beneficiará dos serviços prestados contabilidade online.

Nossa empresa está numa busca contante e diária por práticas e soluções customizadas de modo que tratamos sua empresa de forma única e focada na missão, na visão e nos valores estabelecidos em sua empresa.

Conheça nossos serviços

Oferecemos acompanhamento online contábil capacitado para atender sua empresa no momento em que precisa de modo a permitir a condução de seu negócio dentro da legalidade.

Com o apoio fiscal e tributário online, nossa empresa auxilia a sua no atendimento às obrigações com o Fisco, evitando transtornos posteriores.

Trabalhamos com acompanhamento legal e administrativo em todas as etapas que sua empresa deverá passar jutos aos órgãos públicos e privados..

Por fim, poderá contar com uma consultoria online voltada para qualquer empresa que deseja atingir o sucesso.

Entre em contato conosco, ou clique aqui e veja nossos planos! Escolha o que melhor se adapta para  a sua empresa!

close
Thanks !

Thanks for sharing this, you are awesome !