fbpx

Gestão pela qualidade total – o que esta estratégia pode fazer pelo seu negócio

O mercado está cada vez mais competitivo e os clientes participam disso ao serem mais exigentes e escolher produtos e serviços de qualidade. Isto implica em investir na gestão pela qualidade total como estratégia para competir no mercado.

Para que se aplique esta estratégia, você enquanto gestor, deverá investir em tecnologia que possa coletar e trabalhar dados e informações com vistas a otimizar os processos empresariais.

Destaco isso como fundamental justamente para evitar que você pense nos custos desse investimento, mas que seja foco os custos que terá caso não invista nesses sistemas de gestão da qualidade.

Tenha em mente que esse investimento irá trazer soluções corporativas ao otimizar os processos, resultando no atendimento satisfatório aos clientes tal qual demandam, além de proporcionar aumento dos lucros.

A partir desta breve explicação, certamente já clareou sua visão para este tema, o que facilitará entender a importância e a necessidade de uma gestão de qualidade total em sua empresa!

Além disso, ter a sua disposição um serviço de contabilidade garante a segurança financeira necessária para que esse tipo de negócio tenha sucesso.

Pensando nisso, nós criamos este conteúdo com dicas de como a contabilidade pode ser útil para melhorar o seu rendimento e lhe ajudar a andar conforme a lei.

Mas, antes de começarmos, não esqueça de se inscrever na nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo.

Lá você terá acesso a conteúdos e dicas exclusivas, gratuitamente, que serão enviadas toda semana para o seu email!

Inscreva-se na nossa Newsletter

Entenda o que é gestão pela qualidade total

Gerir a qualidade é o mesmo que buscar melhorar os processos internos e externos de sua empresa. É encontrar padrões competitivos que satisfaçam os clientes e os colaboradores, ao mesmo tempo que foca no produto ou serviço que oferece.

Vale destacar que foi no Japão onde começou as preocupações em relação à qualidade. Isso foi impulsionado pelo momento pós-guerra, quando as empresas precisaram se reestruturar: a solução foi investir na gestão da qualidade total.

Essa gestão se baseia em, pelo menos, três grandes vertentes:

1. Comunicação de colaborador para colaborador, entre empresa e clientes e empresa e fornecedores.

2. Melhoria contínua dos processos internos e externos empresariais.

3. Utilização de modernas tecnologias.

Entenda com mais detalhes como cada uma dessas vertentes atuam com intuito de desenvolver a empresa e prestar serviços de qualidade.

Comunicação empresarial

A comunicação empresarial é essencial na gestão da qualidade. Todos os colaboradores precisam conhecer as políticas da empresa. Faz-se necessário ter ciência dos trâmites e processos.

Os líderes têm papel fundamental nesse processo comunicando e incentivando para que as coisas aconteçam.

Também há de considerar a relação com o público externo, sejam eles clientes e fornecedores. De nada adianta ter políticas internas se estas não estiverem atendendo às exigências e oportunidades do mercado.

Melhoria contínua dos processos empresariais

A gestão da qualidade não é resumida ou estática, é preciso investir constantemente, é uma busca continua por melhores resultados. Nisso, será necessário rever procedimentos diariamente e integrar segundo as demandas do mercado, os diversos setores da corporação.

O método de PDCA é incrivelmente útil neste momento da busca da qualidade. A partir de suas 4 etapas, o gestor consegue controlar os processos e aplicar soluções aos problemas.

Tudo funciona em ciclos com início, meio e fim, mas que jamais são finalizantes, isso porque ao terminar uma etapa, a seguinte já inicia e, dessa forma, prossegue sempre numa busca contínua de melhores resultados.

Utilização de modernas tecnologias

Com o avanço tecnológico, os controles e melhorias nos procedimentos são facilitados e postos em práticas em questão de segundos. Isso, graças à utilização de programas para a gestão da qualidade.

Com esses sistemas, o gestor acompanha os processos, verificando o correto funcionando e verificando possíveis erros. O gerenciamento pode ser online e em tempo real, o que facilita tomar decisões antes mesmo que os problemas aconteçam.

Outro detalhe é a possibilidade de automatizar processos com a utilização das modernas tecnologias. Isso implica em menos investimentos nos trabalhos manuais e demorados, e ganhos de tempo e economia com trabalhos automatizados.

O que esta estratégia pode fazer pelo seu negócio?

Observe que nestas explicações sobre as três vertentes da gestão da qualidade, existem benefícios para a empresa que por si justificam a aplicação da gestão de qualidade. Sobre este assunto vale destacar as principais vantagens.

Aumento da competitividade

O aumento da competitividade é observado quando sua empresa consegue entregar um diferencial. Por exemplo, se consegue ir além das expectativas e priorizar o atendimento de qualidade ao cliente, isso o faz destacar-se dentre a concorrência.

Vale lembrar que aplicar o mesmo modelo que deu certo em um concorrente poderá ser uma catástrofe para o seu negócio. Na gestão de qualidade, o diferencial deve ser típico de seu negócio, específico de sua empresa.

Aumento das receitas

Pode até ser que investimentos na gestão da qualidade impliquem em aumento no preço final do produto ou serviço oferecido, mas isto é compensado pelo atendimento total da necessidade de seu cliente.

Logo, um produto de qualidade despertará interesse em mais consumidores, aqueles que estão cada dia mais exigentes, e o resultado será o aumento de vendas e, consequentemente, das receitas.

Melhora do Branding

Quando você investe em qualidade, está investindo na imagem da sua empresa diante do consumidor, o que ajuda na confiança e fidelização do cliente.

Verifique empresas que têm um excelente branding. Certamente seus produtos apresentam características de qualidade, além de levar para o mercado exigente a inovação e a praticidade.

Eliminação de prejuízos

A procura contínua por qualidade incentivará sua empresa a buscar fornecedores igualmente de qualidade, como também a descobrir técnicas modernas e avançadas de produção.

Nisto, diversas vantagens podem ser observadas, como por exemplo, o atendimento real às expectativas de seus clientes e a redução ou eliminação dos prejuízos.

Imagine que produtos ou serviços mal feitos ou produzidos são capazes de gerar um número maior de devoluções, o que implica em prejuízos para a empresa.

Como aplicar a gestão da qualidade total?

Você poderá dividir em etapas a implementação da qualidade total em sua empresa. Então, sempre focando na busca continuada por melhores resultados, é aconselhado seguir estes passos:

1. Determinar os setores da empresa que necessitam de melhorias de qualidade;

2. Criar uma equipe que estará à frente dos trabalhos em busca da qualidade;

3. Fazer a identificação dos benchmarks;

4. Fazer a análise das políticas e metodologias atualmente utilizadas nos setores escolhidos;

5. Fazer levantamentos de ideias para escolha das que possuem potencial de melhorar os setores;

6. Efetuar as melhorias.

O que você achou da estratégia de gestão da qualidade total? Esse conteúdo foi desenvolvido para ajudar os nossos clientes.

Se você ainda não é o nosso cliente sabia que é possível gerenciar toda a sua contabilidade na internet, através do nosso aplicativo oficial.

Lá, você vai conseguir informações relevantes para o seu negócio além de contar com o suporte e conselho de contadores experientes.

Tudo isso, por menos de R$1 por dia.

Ou seja, a partir de R$29,90 você consegue um contador 24h por dia e 7 dias por semana na palma de sua mão, pronto para resolver qualquer problema e lhe ajudar com as finanças do seu trabalho.

Então, não perca mais tempo – clique aqui e escolha o plano que melhor se encaixa no seu dia-a-dia!

close
Thanks !

Thanks for sharing this, you are awesome !